Construtora de Guarapari celebra dez anos de ISO 9001
Publicado em 17 de outubro de 2018 às 17:56
A certificação obtida pela Aguiar de Paula Engenharia normatizou processos na empresa e, ao longo dos anos, tem garantido a qualidade e a eficiência do produto final.
Conquistar o certificado ISO 9001 – que estabelece padronizações e melhorias em processos nas empresas com o objetivo de garantir qualidade no produto ou serviço prestado – não é tarefa fácil. Por isso, manter essa condição por dez anos é motivo de comemoração. Esse é o caso da Aguiar de Paula Engenharia, empresa de Guarapari pioneira na certificação que completa uma década este ano. “Ganhamos a confiança na utilização do sistema de qualidade, agilidade nos processos demandados dentro do sistema e melhoria constante de nossas obras. Para o cliente é uma garantia de que a empresa tem compromisso e competência para entregar imóveis com qualidade. Utilização de materiais conformes, ensaios para atestar a eficiência do produto, planejamento intenso para minimizar erros, inspeções dos diversos processos, que existem dentro de uma obra e atendimento dos requisitos contratados”, explicou Luciano de Paula, sócio-proprietário.
De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari (Sindicig) a certificação é muito importante para a avaliação que os clientes fazem na hora de estabelecer uma relação com a empresa e que o case da Aguiar de Paula é um exemplo a ser seguido. Entretanto, o presidente da entidade ressalta sobre a complexidade para obtenção desse tipo de selo. “Não é um processo simples, precisa de acompanhamento. O Sindicig se coloca próximo e apoia as empresas da cidade na conquista de certificações como a ISO 9001 através de parcerias com instituições como Findes, Sesi/Senai e Sebrae-ES”, ponderou Fernando Otávio.
Vale destacar que para uma construtora, em especial, as questões ambientais são primordiais e precisam ser levadas em conta. “Perseguimos a eficiência do nosso modelo construtivo, adotando práticas que se utilizam de menos recursos construtivos durante a obra e que geram menos descartes de materiais. Nos projetos também, para que edifícios prontos sejam mais sustentáveis com utilização de água de chuva, energia solar, pavimentos drenantes e iluminação eficiente, por exemplo”, acrescentou Luciano.
E, seguindo a linha pela busca incessante por melhorias, a Aguiar de Paula tem trabalhado para a certificação no PBQP-H 9 (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), do Governo Federal e uma exigência da Caixa Econômica Federal para que empresas do setor possam participar dos incentivos como o programa “Minha Casa Minha Vida”.
Fonte: Folhaonline.es